Sou mãe de 3 lindas crianças de 10 e 6 anos e 7 meses, preocupada com a educação dos filhos, Esposa de um marido adorável, fiel, pai cuidadoso e preocupado com o bem estar da família. Mulher preocupada com a saúde espiritual da família. Por isso, resolvi fazer este diário para compartilhar com vocês minhas experiências de mãe e a leitura do livro pastoreando o coração da criança. Abraços da Lil. S2
quarta-feira, 12 de junho de 2013
Minha experiencia com a leitura do livro.
Capítulo 1 - Chegando ao âmago do comportamento
Tripp lembra que o coração é o centro de controle da vida e que a questão básica a se observar não é o comportamento, mas as atitudes do coração. Quantas vezes nos irritamos com o comportamento de nossos filhos e este, se torna foco de nossa atenção, então fazemos a correção achando que foi o necessário quando ele demonstra a mudança na atitude?
Mas as necessidades de nossos filhos são mais profundas, conforme Tripp, o comportamento deles não surgem sem uma causa, as coisas que ele diz e fala surgem do coração. Se queremos ajudar os nossos filhos temos de nos preocupar com as atitudes do coração dele.
Fonte: http://maternidadeproativa.blogspot.com.br/2011/09/resumo-do-livro-pastoreando-o-coracao.html
Posso dizer que Deus tem me abençoado muito com a leitura deste livro, e olha que ainda estou no 4º. capítulo. Eu tenho um temperamento meio explosivo principalmente na hora de corrigir minhas filhas, mas hoje pude perceber que as palavras do livro vem mudando o meu coração. Em um momento do dia quando os ânimos já estavam a flor da pele, bem naquela horinha de arrumar as crianças pra escola, preocupada com o horário, tem que tomar banho, se trocar, calçar o tênis (quando elas não teimam em ir com o sapato novo ou a sandalinha), petear os cabelos, prender (quando elas deixam), almoçar, escovar os dentes, arrumar a bolsa e os materiais, colocar o suco e as fichinhas do lanche e ainda fazer a papinha do bebê e cuidar dele ao mesmo tempo ufah!!! é bastante coisa né? Minha filha de 10 anos está herdando um pouco do meu temperamento então fica complicado. Em meio as discussões eu sempre agia nervosa, falava com ela de um jeito ríspido e até agressivo, meu coração palpita e se eu não gritar parece que ia explodir. É claro que em certos momentos devemos ser duros, mas tenho orgulho do meu esposo que consegue ser duro sem demonstrar com a voz ou o semblante...
... Mas hoje em especial, em uma discussão onde eu falei muito calma e serena com ela, ela me respondeu muito grosseira, eu consegui manter a minha calma e com palavras sutis de amor e de carinho eu toquei o coraçãozinho dela, tanto que ela chorou meu pediu desculpas e disse que não queria me magoar. Foi lindo, enquanto eu falava, meu coração estava calmo como nunca, enquanto as palavras iam saindo da minha boca, eu via o semblante dela ir mudando, nem parecia eu falando... Acho que não era eu mesmo, Deus estava falando com ela através de mim.
E você? Já experimentou deixar Deus falar com seus filhos através de você? Com certeza verás a Glória do Senhor na sua casa se assim o fizer.
Tripp também diz que uma mudança de comportamento que não advém de uma mudança no coração não é recomendável; é condenável. Foi a hipocrisia que Jesus condenou nos fariseus! Os pais devem aprender a envolver os filhos (não reprová-los) e ajudá-los a ver que a forma como estão tentando aplacar a sede de sua alma é com coisas que não satisfazem.
Outro exemplo que Tripp coloca, mas posso dizer que é uma experiência minha com minhas filhas a de 10 e a de 6 é: Elas estão brincando e surge uma briga por um brinquedo. A pergunta é clássica: "Quem pegou primeiro?" Esta pergunta é uma questão de justiça e deixa de lado questões vitais. Neste caso a justiça opera do lado de quem foi mais rápida a pegar o brinquedo, mas se olhar para o lado do coração as coisas mudam. As duas crianças revelam a dureza de coração, uma para com a outra, estão sendo egoístas e dizendo: " Eu não me importo com você ou sua felicidade, vou ter o brinquedo e serei feliz, não importa o que isso significa pra você. Os dois preferem a si mesmo.
Percebem como as questões do coração direcionam o comportamento, portanto a disciplina deve se dirigir as atitudes do coração. Precisamos buscar nas Escrituras a fim de desmanchar o emaranhado de confusão a respeito da criação de filhos.
Versículos do Texto
Provérbio 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida.
Marcos 7:21-22 – Porque de dentro do coração dos homens é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Lucas 6:45 - O homem do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
_
Até a próxima!!
Ah! Não deixe de comentar viu, podemos compartilhar com pessoas as nossas experiências e assim ajudar que precisa.
Abraços da Lil!!! S2
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário