segunda-feira, 17 de junho de 2013

Capítulo 3 - Orientação em direção a Deus


Chamou a minha atenção neste capítulo, quando Tripp menciona que todos os seres humanos tem uma orientação em direção a Deus e que as crianças são adoradoras, não são neutras ou adoram a Deus ou a ídolos ( neste caso, pode ser: Um personagem de desenho, filme, um brinquedo, maquiagens...).

Ele inicia o capítulo com a ilustração de um barco à vela dizendo que, assim como a direção de uma embarcação não é orientada pelo vento mas pela posição da vela, os seres humanos são criaturas dirigidas pela orientação dos seus corações. E que, portanto, é a reação do seu filho que demonstra se a vida dele está direcionada ou não a Deus. Essa é uma premissa trabalhada em todo o livro: as crianças são adoradoras, adoram Jeová ou os ídolos; nunca são neutras, nem mesmo no ventre materno. Que ídolos são esses? Os ídolos do coração, a conformidade ao mundo, à maneira terrena de pensar.

Prov. 22:15 aponta que algo está errado no coração da criança e requer correção. O remédio não é unicamente mudar a estrutura do lar, e sim tratar o coração. A questão, portanto, não é "ela vai adorar?", mas "a quem ela vai adorar?". Tripp enfatiza que seu filho só pode encontrar plena realização e felicidade ao conhecer e servir o Deus vivo e afirma que egoísmo e rebeldia não são fases passageiras! Longe de refletirem imaturidade, elas refletem a idolatria do coração delas.
Provérbio 9:7-10 – O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio e ele te amará. Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio ainda; ensina o justo e ele crescerá em prudência. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência.
Romanos 1:18-19
– A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Salmo 58:3
– Desviam-se os ímpios desde a sua concepção, nascem e já se desencaminham, proferindo mentiras.
Salmo 51:5
– Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu a minha mãe.
Provérbio 22:15
– A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela

Abraços da \Lil S2

Nenhum comentário:

Postar um comentário